Tipos de Vistos

Cada país possui tipos de vistos diferentes, que variam de acordo com o motivo da viagem de seus visitantes. Os Estados Unidos, por exemplo, possui mais de 30 tipos de vistos, que variam entre visitas para estudos, trabalho, trabalhos artísticos e até mesmo para fins religiosos.

Definir o tipo de visto a ser solicitado é fundamental para que o pedido de visto seja avaliado da forma correta e o risco de uma negativa seja menor. Viajar para um país com um propósito, mas com o tipo de visto errado é considerado crime e em alguns países pode gerar prisão.

É o caso de jornalistas que viajam para cobrir algum evento em alguns países e utilizam o visto de turismo, por exemplo. A própria cantora Anitta teve problemas com o visto americano em 2015 pois, segundo fontes, ela teria feito shows no país em 2013 com o visto de turismo, sendo que ela precisava de um visto específico para apresentações artísticas.

Para saber o tipo de visto correto você precisa ter claro dois pontos:

  1. Quanto tempo vai ficar no país?
  2. O que vai fazer no país durante o período de estadia?

O tempo de estadia no país também pode definir o tipo de visto necessário para viajar. No caso da Austrália, se você vai fazer um curso com duração de até 90 dias, pode viajar solicitando um visto de turismo. Se o tempo do curso for superior a 90 dias, o visto correto a ser solicitado é o de estudos. Isso ocorre também no Canadá, porém, o prazo máximo para estudos com o visto de turismo é de 180 dias. Para um período maior de estudos é obrigatória a solicitação do visto de estudos.

O que você vai fazer no país, independente do tempo que vai ficar, também pode determinar qual tipo de visto você precisa. Para viajar para China por um período de 5 dias, dependendo do que você vai fazer, pode ser necessário um visto de turismo ou negócios. Neste caso, o tempo de estadia não importa, mas sim o que você vai fazer enquanto estiver no país.

Caso você tenha dúvidas com relação ao tipo de visto que você precise, entre em contato com nossos consultores para que possamos lhe orientar da melhor maneira!