Visto para o Canadá: entenda o que mudou

Recentemente o processo de solicitação do visto canadense para brasileiros sofreu algumas alterações. A principal delas é que a partir do dia 31 de dezembro de 2018, cidadãos brasileiros que realizarem o seu pedido de visto para o Canadá passam a ter que fornecer seus dados biométricos (digitais e foto) como parte do processo. Esta etapa, que já era exigida para cidadãos de outras nacionalidades, é realizada em um dos Visa Application Centers (VAC), ou em português, Centros de Aplicação de Visto, mediante agendamento prévio. Estes centros, anteriormente localizados apenas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, agora estão presentes em mais duas cidades: Porto Alegre e Recife, onde também é possível fornecer os dados biométricos.

Estão orbigados a cumprir esta exigência todos os solicitantes de visto, independente da categoria que está sendo pedida: turismo, estudos, trabalho e demais tipos.

Para aplicações em papel, os dados biométricos devem ser fornecidos no mesmo momento em que for dada a entrada do pedido do visto para o Canadá. Já para aplicações online, como são processadas as aplicações de visto para o Canadá aqui na Sul Vistos, o fornecimento da biometria será solicitado ao requerente e, mediante solicitação, é feito o agendamento desta etapa no VAC, e todas as orientações de como proceder serão passadas por nossa equipe operacional.

Com a mudança, as taxas e valores para o requerimento do visto também foram alterados.

Vale ressaltar que esta nova regra afeta apenas solicitações de vistos canadenses efetuadas a partir do dia 31 de dezembro de 2018, estando isentos da necessidade de fornecer dados biométricos aqueles que tenham encaminhado seu pedido anteriormente à esta data ou aqueles que estejam requerendo o eTA (Electronic Travel Authorization), isto é, a autorização eletrônica de viagem ao Canadá.

Ficou com alguma dúvida ou deseja mais informações sobre o processo de visto para o Canadá? Preencha AQUI os seus dados e receba o contato de um de nossos consultores.