Isenção de Visto

Nos últimos dias tem circulado pela internet, principalmente pelo Facebook, uma notícia de que possivelmente o Brasil seria incluído na lista de países participantes do programa de isenção de vistos, a partir de maio deste ano. Com isto, cidadãos brasileiros não necessitariam mais solicitar um visto para viajar ao país.

Na verdade, a publicação trata-se de um “prank”, isto é, nada mais que uma pegadinha. Ao tentar acessar o conteúdo você receberá uma mensagem de que “caiu” na brincadeira.

Portanto, brasileiros, seja a turismo, trânsito ou qualquer outro propósito de viagem aos Estados Unidos, ainda precisam solicitar um visto americano.

Para saber mais sobre o processo de solicitação do visto ou do ESTA, clique aqui.

 

O Programa de Isenção de Visto (VWP)

O programa permite aos cidadãos de determinados países que viagem aos EUA, a turismo ou negócios, sem a necessidade de solicitar um visto, desde que a permanência seja de até 90 dias. Para fazer uso deste benefício, é necessário solicitar uma Autorização Eletrônica de viagem, chamada “ESTA”.

Ao todo, são 38 países que integram o programa, pois possuem baixas taxas de recusa de vistos de não-imigrante e violações de imigração, além de terem relações estreitas com o governo americano e cumprirem diversos outros requisitos estabelecidos pelo país.

Alguns dos requisitos básicos são a aprovação de no mínimo 97% dos vistos, reciprocidade na isenção de vistos, emissão de passaportes que cumprem determinadas exigências de segurança e a conclusão de diversos acordos e programas internacionais.

Apesar de discussões sobre o assunto já terem acontecido, o Brasil ainda não faz parte do programa e não há nenhum pronunciamento oficial de ambos os governos informando um prazo para tal inclusão.

Para uma lista completa dos países participantes e mais informações sobre o programa, acesse o FAQ do governo americano em http://goo.gl/7wuyI9.