10 Coisas Para Saber Sobre a Austrália

A Austrália é um dos destinos mais procurados por quem quer fazer turismo, intercâmbio ou até mesmo imigrar para o exterior. O país aparece constantemente no topo de pesquisas sobre os melhores lugares para se viver no mundo. Hoje, dia 26 de janeiro, os australianos comemoram o Dia da Austrália (Australian Day) e a Sul Vistos resolveu homenagear esse destino maravilhoso listando 10 curiosidades que você talvez não saiba sobre ele!

  1. 1. A Austrália é o 6º maior país do mundo, porém sua população de cerca de 24 milhões de habitantes é menor do que a do estado de São Paulo.

  2. 2. Na Austrália não se vende bebidas alcoólicas nos supermercados, postos de gasolina ou em qualquer outro local que não sejam as chamadas “Bottle Shops”, restaurantes e bares.

  3. 3. Se você for dirigir na Austrália, vai precisar se acostumar com a famosa “mão inglesa”. Isso significa que o motorista dirige no lado do passageiro e os carros circulam do lado esquerdo da via. É exatamente o contrário do que ocorre no Brasil!

  4. 4. Mais de 50% do território australiano é composto por desertos, chamados de Outbacks (não é o restaturante!). Isso faz com que a Austália seja um dos países mais secos do mundo. A situação exige que todos colaborem na economia da água. E eles fazem isso muito bem: banhos são rápidos (no máximo 5 minutos), a louça é lavada com a torneira fechada, as calçadas JAMAIS são lavadas com água, etc. Um exemplo a ser seguido no Brasil.

  5. 5. A capital da Austrália é Canberra. Muitas pessoas acreditam que seja Sydney, ou até mesmo Melbourne, por serem destinos mais famosos e conhecidos.

  6. 6. O australiano costuma dormir cedo! Antes das 22h a grande maioria já está na cama!

  7. 7. É normal o comércio fechar as portas às 17h, 17h30 (inclusive shoppings). Bares e restaurantes tem como horário limite as 21h.

  8. 8. A Austrália, por ser colônia britânica, tem como regime político a monarquia parlamentarista. Isso significa que o país não tem um presidente e sim um primeiro ministro. Neste caso, é uma primeira ministra, Julia Gillard.

  9. 9. O visto de turismo e de estudos australiano é eletrônico e vinculado ao seu passaporte. Diferente da maioria dos países, a Austrália não cola uma estampa do visto em seu passaporte. Ela emite um documento online que você imprime e leva no momento do seu embarque.

  10. 10. Caso um brasileiro esteja matriculado em um curso de inglês, por exemplo, por um período igual ou superior a 90 dias e tenha um visto australiano de estudos emitido, ele recebe a permissão para trabalhar até 20h semanais.